Pierre Culliford nasceu em Bruxelas a 25 de Junho de 1928 e morreu a 24 de Dezembro de 1992 em Bruxelas, mais conhecido como Peyo, foi um ilustrador belga, mais conhecido por ter sido o criador dos Smurfs.
Era filho de pai inglês e de mãe belga.Devido a morte prematura do seu pai, Peyo teve de que começar a ganhar a vida em jovem. Seu primeiro emprego foi como projecionista de cinema no cinema: o pequeno ''Le Mirano''.
Para o seu próximo trabalho Peyo quase tornou-se assistente de um dentista. Felizmente, ele foi contratado por um estúdio de desenhos animados em vez onde conheceu e trabalhou com alguns dos mais influentes da Europa, artistas de quadrinhos,como Franquin (Marsupilami) e Morris (Lucky Luke). Foi durante um desenho animado chamado "Le cadeau à la fée" (O presente para a Fada) que pequenass criaturinhas azuis com chapéus fez uma aparição! Infelizmente o estúdio fecha e Pierre Culliford decide se mudar em quadrinhos.
Quando ele decidiu se tornar um artista em tempo integral em quadrinhos, Peyo, que ainda estava assinando seu trabalho com seu nome completo, decidiu que precisava de um pseudônimo. Ele se inspirou em seu apelido de infância 'Pierrot', ou, como um de seus primos mais jovens (que não poderia pronunciar o 'r') chamou-o, Pe-yot.
Para o nono lançamento de Johan e Peewit, Peyo precisava de um grupo de "bagunceirinhos" para construir uma flauta mágica. Ele se lembra de uma refeição que teve com seu amigoFranquin, quando ele queria perguntar a Franquin para passar-lhe o sal. Mas ele não podia se lembrar da palavra que ele diz: "Passe-me o ... uhm ... o Schtroumpf!". Franquin entrega-o e responde: "Aqui está o Schtroumpf! Uma vez que você strunfado com ele você pode Strunf de volta para mim." E assim o nome e o idioma dos pequenos arteiros foram inventados. E de repente na página 38 do livro apareceu de trás de uma pedra um Schtroumpf! Foi a primeira aparição dos Schtroumpfs (Smurfs)!